 Lembra daquela época em que a Sessão da Tarde exibia como "Os Goonies", "Viagem Ao Mundo dos Sonhos", "Gremlins", "O Enigma da Pirâmide"? Filmes de aventura e fantasia para e e estreladas por pré-adolescentes e adolescentes, filmes cheios de efeitos visuais, mas ainda assim com ótimas histórias e muita diversão, "Super 8" é um descendente direto dessas aventuras dos anos 80, sem falar que tem muito em comum com "E.T. O Extra-terrestre", principalmente com a primeira parte de "E.T." onde ainda não conhecemos o pequeno alienigena e em todas as cenas ele só aparece de relance, sempre escondido, e ainda é um mistério.
Lembra daquela época em que a Sessão da Tarde exibia como "Os Goonies", "Viagem Ao Mundo dos Sonhos", "Gremlins", "O Enigma da Pirâmide"? Filmes de aventura e fantasia para e e estreladas por pré-adolescentes e adolescentes, filmes cheios de efeitos visuais, mas ainda assim com ótimas histórias e muita diversão, "Super 8" é um descendente direto dessas aventuras dos anos 80, sem falar que tem muito em comum com "E.T. O Extra-terrestre", principalmente com a primeira parte de "E.T." onde ainda não conhecemos o pequeno alienigena e em todas as cenas ele só aparece de relance, sempre escondido, e ainda é um mistério.O filme se passa no verão de 1979, onde um grupo de amigos de uma pequena cidade em Ohio testemunham um descarrilhamento de trem enquanto estão filmando um filme amador de Zumbis em uma câmera Super 8. Logo após o acidente começam a ocorrer desaparecimentos e eventos inexplicáveis. E enquanto tentam terminar seu filme e as autoridades locais tentam encontrar explicações, ao mesmo tempo em que as forças armadas parecem procurar por algo, os garotos acabam se deparando com algo mais aterrorizante do que eles poderiam imaginar.
 
"Super 8" marca o encontro de duas gerações de cineastas, J.J. Abrams, produtor e co-criador de sucessos da Tv como "Lost", >"Fringe", "Alias", e Steven Spielberg, diretor de filmes seminais do cinema pipoca dos anos 80 como "E.T." e a Trilogia "Indiana Jones", sem falar nos já citados "Gremlins", "OS Goonies" e "O Enigma da Pirâmide" (todos produzidos por ele). Abrams, apesar de ser considerado um midas da tv, ainda está começando sua carreira no cinema, e até agora só tinha dirigido projetos criados por outros como "Missão Impossível III" e "Star Trek", "Super 8" é sua primeira chance de desenvolver um projeto realmente seu, que ao contar uma história original, ao mesmo tempo acaba prestando tributo ao tipo de filme que Spielberg costumava produzir nos anos 80, histórias que se passavam em uma vizinhança comum, estrelada por adolescentes comuns, mas cercados de situações extraordinárias, fantasia e magia, muita magia, filmes feitos para inspirar a imaginação, não para nocautear os sentidos ao ponto de você não conseguir imaginar mais nada.

Em uma era de filmes em que o espectador é massacrado por ação initerrupta, amarrada a um fiapo de história, "Super 8" dá tempo a platéia para ela conhecer os personagens principais, dá tempo de se construir o suspense, o filme usa os efeitos somente quando necessários, sempre prendendo a atenção através dos personagens, através da história. É um filme maravilhoso, com um trabalho primoroso de direção de atores, destaque para o jovem Joel Courtney, que lidera o elenco como Joe Lamb e Elle Fanning como Alice, pertencem a eles os momentos mais tocantes do filme, pois ele mescla bem drama, comédia e muito suspense, sim a criatura demora a aparecer, mas aí que está a graça do filme, ele funciona por causa dos personagens e não dos efeitos visuais, que a propósito, são primorosos, a cena do acidente do trem é a melhor já mostrada em um filme, e a criatura é muito bem feita.

O filme foi produzido em um esquema de grande mistério, como é a marca registrada de J.J. Abrams, sua campanha de marketing também elevou as expectativas e o resultado final talvez tenha decepcionado algumas pessoas, não pela qualidade do filme, mas porque as vezes é dificil um filme fazer juz ao hype que ele cria, e apesar de não ter sido um mega sucesso, o filme arrecadou US$ 120 milhões nos EUA, em uma temporada onde "Transformers 3" rendeu mais de US$ 340 milhões, o filme ganhou o respeito da crítica e com certeza vai ser descoberto com o tempo por novas platéias e em uma temporada de filmes anêmicos em idéias e exagerados em efeitos, é muito bom ver um filme simples, bem feito e que vale cada centavo do ingresso, sem falar que com certeza no futuro, Super 8 será uma ótima adição às sessões da tarde da vida e estará na lista dos filmes nostálgicos das próximas gerações.
Super 8, Eua, 2011. direção e roteiro J.J. Abrams produzido por Steven Spielberg, J.J. Abrams e Bryan Burk, musica de Michael Giacchino. estrelando Joel Courtney, Elle Fanning, Kyle Chandler, Ron Eldard, Bruce Greenwwod. 112 minutos. distribuição Paramount Pictures. Aventura/Ficção Cientifica.
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário